terça-feira, 7 de setembro de 2010

Palavras / Words

Palavras me intrigam... E com uma filhota aprendendo a falar (e a cantar!) eu tenho pensado muito sobre elas.
Sempre me intrigaram. Lembro de uma vez, qd eu era bem pequenininha e estava na casa da vovó perguntei a ela como os bebês muito pequenos conseguiam pensar, se eles não sabia falar e as palavras sãos as peças que nossa cabeça usa pra construir pensamentos.
Hoje, lendo uma revista bem interessante que meu pai me deu, revisitei a conversa que tive com a vovó naquele dia. É incrivel o quanto da nossa capacidade de pensar certas coisas está ligada intrinsecamente à linguagem. Certas idéias nós só conseguimos formular em pensamento quando temos palavras pra explicá-las (tem um graaaande debate sobre isso no meio científico, opondo um cara importante chamado Noam Chomsky e uma tribo de índios chamados Pirahã cuja lingua parece desafiar a base da ciência linguistica moderna).

Ou seja... quando aprendemos uma lingua nova, não aprendemos só mais uma forma de comunicação mas com ela também uma nova gama de idéias possíveis... Não é mágico?? Idéias ou sentimentos de todas as formas e cores estão espalhados pelo mundo ao alcance de uma língua! Ahh... eu queria aprender muitas!

Enquanto o dia-a-dia de mamãe em tempo integral não me permite pular dentro de qualquer curso de linguas que eu achar aqui perto, eu vou me maravilhando com essa coisinha de 70cm que está aprendendo a pensar bem diante dos meus olhos! (nunca me canso de me surpreender com o quanto é maravilhosa a criação do nosso Deus!!)

--------------------

Words intrigue me... And with the little chipmunk of mine learning to speak (and sing!) I've been thinking a lot about the words. They've always intrigued me. I remember one time, when I was little, I asked my granny how did babies think, as they don't know yet how to speak and the words are the pieces the brain uses to build thoughts.
Today, reading a (very interesting) magazine my father gave me as a gift, I relived the good talk I had with my granny that day. It's absolutely amazing how our ability to think is attatched to our ability to think certain thoughts. To be able to really understand some ideas we must have words to express them (ther is a whole cientific debate around it, involving in one side a important academic man called Noam Chomsky and an idian amozonic tribe called Pirahã whose language challenges the basis of modern liguistics).

So I was thinking... When we learn a new language we don't learn only a new way to speak with other people, but we open the doors to new ideas, new feelings... Endless possibilities! Ain't it magical?? Thoughts of every kind and shape and colors are scatered around the world, only one more language away! Oh, how I wish I could learn many more!

Meanwhile, for as long as my 24h mommy job keeps me from jumping into every language class I can find in my neighbourhood, I can just amaze myself with the 28 inches thingy learning to think and growing into a whole person just in front of my eyes! (I never get tired of noticing how wonderfull is our God and His amazing creation!!)


(a-baí-a = "a baleia", pra cantar aquela música "a baleia, a baleia é amiga da sereia...")

Nenhum comentário:

Postar um comentário